Vamos estudar SQL Server 2012?


birds

Boa noite Pessoal! Post rápido e preguiço devido às correrias da vida.

Estou bastante contente (e empolgado, não tem como esconder) sobre SQL Server atualmente. Comecei a estudar em conjunto pra prova de certificação (exame 70-461) e isso tem gerado resultados mais eficientes em comparação ao estudo individual. Até então, meu contato com SQL Server 2012 se restringia apenas a leitura, uma logada+fuçada  em uma coisa ou outra, mas agora vai (!) , e vou refletir isso em postagens aqui no blog, reforçando aqui meu compromisso de usar o wordpress de verdade 🙂

Resolvi, além disso, deixar o convite para quem tá afim de dar uma mexida também:

  • Baixe o SQL Server 2012 Evaluation (Ou trial/teste, como preferir) aqui
  • Algumas novidades no T-SQL do 2012 bem explicadas aqui
  • O conteúdo da prova de Querying (primeira prova) mencionada no post aqui
  • Caso tenha dúvida e precise de uma mão, depois de dar aquela garimpada de leve na documentação oficial (Books Online/MSDN) e internet, a comunidade SQL Server está presente em peso nos fóruns.
  • Tem material no MVA também neste link:

Outros fóruns e blogs relacionados ao conteúdo estão aí disponíveis também. Não vou postar por pura preguiça, e acho que leitura de blog deve ser on-demand de acordo com o internauts.

Eu sei que é um tanto engraçado em meados de 2013 eu dizer, no título, pra estudar a versão 2012 sendo que a 2014 já está aí, kkkkkkkk. Mas bem, levando em conta que eu estava estudando/trabalhando/lendo sobre o 2008 R2, só deu pra dizer isso agora.

Por enquanto é isso. Até!


2 responses to “Vamos estudar SQL Server 2012?”

  1. Ola Renato, beleza ? Cara observando o conteúdo do seu blog posso jugar que você um conhecedor se tratando de SQL SERVER. Pois bem, eu estou na faculdade cursando a área de TI, em um dos semestre o professor designou um trabalho em que o aluno deveria defender um banco de dados. Eu acabei escolhendo o SQL Serve 2012, entretanto não sou muito conhecedor da plataforma. Então estou precisando de ajuda nos seguintes temas: por que eu devo implantar o SQL Server como meu banco de dados em uma empresa?
    O que ele pode me trazer de beneficio significante?
    Qual a segurança que o mesmo me proporciona ?
    Se vc poder me ajudar eu te agradeço.
    valeu!!

    • Fala Bruno, beleza? Obrigado pela sua leitura!
      Tudo depende da necessidade tecnológica…É arriscado sugerir um SGBD (o que inclui o SQL Server) sem conhecer todo o cenário, como por exemplo: Qual plataforma apoia seu ambiente? É físico ou virtualizado? Qual sistema operacional que o banco irá se apoiar? (se for só linux e sem possibilidade de adquirir licença windows por exemplo sql é inviável (enquanto não sai a versão pra linux), qual versão de produto atenderá bem seu negócio (free entry como o SQL Server/Oracle Express ou versões “Enterprise”)? Existe pessoal treinado ou ainda, necessidade de contratar/treinar alguém por causa da tecnologia?

      Não só o SQL Server mas outros SGBD’s comerciais oferecem diversos benefícios e alguns deles dependem exclusivamente do seu negócio. Por exemplo, o SQL Server 2012 possui um recurso chamado Always On Availability Groups que é uma excelente opção de alta disponibilidade mas não é aplicável (ou viável) em todos os cenários.

      Sobre segurança, vale o mesmo. Existem diversas funcionalidades relacionadas, como criptografia em diversos níveis (desde linha de tabela até banco e backup) e vai depender apenas do seu cenário de negócio.

      Como na sua tarefa você precisa “vender o peixe” do SQL Server, é importante que você diga as vantagens dele enquanto produto mas relacionadas com seu negócio. Ou se for aceitável, você pode falar sobre as diversas vantagens citando recursos novos (como o Always On Availability Groups por exemplo), como a Viviane fez neste post:

      http://imasters.com.br/artigo/22775/sql-server/conheca-as-principais-novidades-da-nova-versao-do-sql-server-2012?trace=1519021197&source=single

      Espero ter ajudado de algum modo.
      []’s

Leave a Reply

Your email address will not be published.