Salve! Mais um post não-técnico onde eu me divirto documentando algumas opiniões e impressões que eu tive ao longo do ano. Minha maior diversão inclusive é ler as “reflexões” do ano passado e refletir se os planos e ações ainda estão alinhados (spoiler: estão).
Portanto como é o último dia do ano, seguem os tópicos que gostaria de comentar do ano que passou e por fim, perspectivas para o futuro. Lembrando que este blog é meu, as opiniões colocadas aqui são totalmente minhas e minha preocupação em desagradar alguém é zero. Introdução dada, vamos às reflexões.
Sobre fogo amigo nas empresas
Papo “Elefante branco no meio da sala” mas passou da hora de escrever sobre isso. Se você está trabalhando e não está fazendo a sua parte como deveria, seja porque tem mais de um emprego e não está conseguindo lidar com as demandas direito (overemployed), ou porque quer ser demitido aos poucos (quiet quitting) ou por qualquer outra razão (raramente o motivo importa), saiba que você está prejudicando diretamente seus pares e sua equipe (no mínimo), e de propósito. É fogo amigo com silenciador.
Se você é esse tipo de pessoa, SUGIRO que se esforce urgente para mudar ou resolva de vez sua situação com suas obrigações, as pessoas não são burras e elas eventualmente percebem o que está acontecendo e todo mundo (inclusive você) sai prejudicado nessa história.
O ano da IA
Sem sombra de dúvida o assunto do ano. Muito ruído, muito hype e uma tecnologia que veio para ficar. É muito divertido gerar música ou imagem por IA mas o real valor dela, ao meu ver, é utilizá-la como ferramenta de apoio/automação e análise de dados principalmente os não-estruturados (!!!). É um tópico que não pode ser ignorado e deve seguir assim em 2025 (inclusive o hype).
Investimentos
O país está passando economicamente por um momento ruim/complexo porém que abre muitas, mas muitas oportunidades de investimento (o rentista pira com IPCA+7, SELIC passando de 12%, algumas ações e FII’s derretendo). Dito tudo isso, excelente momento não só para investir nessas coisas e até no exterior se possível (dolarizando ou via cripto), porém não esqueça que o maior investimento possível é investir em você mesmo(a): um novo idioma (preferencialmente inglês), mais conhecimento técnico para ser ainda melhor na sua área de trabalho, uma boa saúde mental e física, investir em tempo de lazer principalmente com as pessoas que te fazem bem, e por aí vai. Priorize sempre você.
Gratidão
É incrível como a gratidão é poderosa e com certeza deveria ser a regra e não a exceção. A cada levantar temos um fôlego de vida, novas oportunidades para evoluir e fazer o bem de algum modo, de acertar, de passar mais tempo com os nossos. Gratidão deveria ser a norma desde a hora que levantamos da cama.
Em tempos de rede social principalmente em um mundo vitrine pautado por sentimentos ruins (sendo a inveja o pior e o mais comum deles), muito se reclama e pouco se agradece. Nós temos mesmo tantos motivos para reclamar e inclusive, mais motivos para reclamar do que agradecer? Exercitar gratidão é um conselho poderoso demais para ser ignorado.
Olho no mundo
O Brasil em geral é muito rico e diverso, mas nossa atenção não deve ser 100% focada aqui. Eu sei, “Para que focar lá fora sendo que eu moro aqui etc etc”. Existem vários motivos mas dois deles importantes é que o Brasil (assim como outros países do mundo) tem o hábito quase inconsciente de copiar os EUA em muitos aspectos (isso sendo bem simplista), e entender essa dinâmica abre uma série de oportunidades para nossos projetos por aqui, principalmente implementar ideias novas (que lá não são tão novas assim) e se adiantar ao que eventualmente chegará por aqui. O segundo motivo é saber que o mundo está constantemente envolvido por guerras/conflitos. Já parou pra pensar que o atual embate da Rússia e Ucrânia vai fazer 3 anos em fevereiro? Que loucura. Conflitos e demais relações entre países afetam direta e indiretamente nossas vidas, é bom estar ciente dessas coisas mesmo que elas estejam 100% fora do nosso controle. Somos cidadãos do mesmo lugar.
Sobre o blog, projetos e futuro para 2025
Fiz uma retrospectiva desde 2012 até o dia atual e tirei muitas conclusões interessantes (quem sabe um dia vira post), recomendo fortemente esse exercício que pode transformar o obscuro em óbvio, mas enfim, quero voltar a compartilhar e contribuir com alguma comunidade técnica que tanto me ajudou no passado, levando em conta meu perfil discreto. Não sei sinceramente se vou continuar postando neste blog ou puxo alguma outra coisa no wordpress.com mesmo, decisões que devo tomar ao longo dos dois primeiros meses. Vou deixar minhas ações falarem dessa vez :p
Sobre projetos, em breve vou tirar um período sabático para preparações intensas porque 2025 vai ser insano (no sentido positivo), e por esse motivo, vou encerrar no início do ano até final de janeiro todos os projetos no qual estou envolvido como consultor/apoio. Agradecendo já por todas as parcerias realizadas até aqui! Essa decisão é necessária e estratégica para que eu me posicione melhor (e de uma forma precisa) no mercado de trabalho a partir de 2025.
__
Agradeço a Deus por mais um ano de vida, pelas oportunidades dadas, pelas amizades mantidas e que seja um ano incrível não só para mim mas para você que está lendo também! Feliz 2025!
[]’s