Boa tarde!
Hoje vou falar sobre impressões e dicas que tive da 70-433, exame que credencia o profissional como Database Developer.
Para maiores informações, veja as referências ou a própria página do exame clicando aqui!
Enfim, é um exame de 55 Questões (100% da prova), sendo necessário atingir pelo menos menos 70% de acerto na prova (Arredondando, 39 questões).
Comecemos com um relato. Eu inicialmente seguiria a trilha apenas de Administração da linha SQL Server 2008 (onde deveria tirar a 70-432 e 70-450), mas como os exames do SQL Server 2008 vão expirar no final de Julho, resolvi dar um tempo pra, além de ver conceitos relacionados à administração, dar uma revisitada à temática de desenvolvimento.
Marquei a prova pra duas semanas depois do agendamento (o que foi um erro) e não tive tempo de estudar o quando deveria (principalmente XML). Não passei. Chateação deixada de lado, peguei XML e o que não dominava muito bem e estudei/pratiquei bem mais, e remarquei sem custo (valeu second shot!) novamente, obtendo êxito dessa segunda vez graças à Deus o/
Sobre o exame
É uma prova que pode vencer pelo cansaço. Mais de 20% da prova é sobre confecção de consultas. 50% da prova (ou mais) são compostas de questões que te fazem rolar DEMAIS o scroll do mouse. Quem não tem paciência vai sofrer um bocado, se brincar até querendo pular as questões. Queries enormes e questões serão imensas. A boa notícia é que a maioria das questões, pra quem está realmente (disse, realmente) acostumado a fazer consultas, vai achar a questão certa só olhando sintaxe. Tem muita questão anulada por erros de sintaxes bem bola fora (alias em GROUP BY e JOINS loucos, daquele naipe cartesiano, sendo que consulta era bem específica quanto à filtros, por exemplo).
Bem, comentando agora algumas questões rapido e superficialmente (Pra falar a verdade, o que consigo lembrar agora):
XML: Na primeira vez caiu no final da prova. Na segunda vez, no meio. Consultar e gerar XML através do XML PATH é importantíssimo. Aprenda conceitos de XML, principalmente XSD, XPATH e XQUERY. Tem um compilado interessante do Gustavo Maia sobre o assunto.
Service Broker: Uma questão. A pegadinha foi sintática. Trata-se de um envio de mensagem por e-mail. Simule algo do tipo se der tempo;
Powershell: Duas questões. Sintaxe novamente era o segredo da questão;
Queries : Caiu muito sobre MERGE, umas quatro questões. CTE’s e subqueries em geral cairam bastante. Muita questão aqui é ganha por sintaxe. O que vai acontecer com frequência é ter duas questões praticamente idênticas e só um detalhe de diferença (por exemplo, tinham duas respostas iguais, script de criação de função, uma com schema dbo e outra sem. As duas estavam certas, porém a que tinha esquema era mais ‘completa’, logo, correta);
Data Tuning Advisor/ Profile : DTA, saber apenas pra que serve já basta para acertar as questões que a prova oferece. Profiler, saber o que pode extrair dele (principalmente os formatos de saída) podem salvar mais de duas questões da prova.
DMV’s: Saber quais DMV’s podem ajudar a detectar índices que podem ser criados ou taxa de fragmentação é um diferencial (dica).
Outras: O uso da função ROUND(), para que tabela vão os e-mails não enviados do Database Mail e saber como funciona o modo de isolamento SERIALIZABLE renderão alguns pontos.
Trigger: Cai muita questão! Estude muito essa parte. Teste. Erre. Aprenda, mas dominar o assunto garante uma boa quantia na nota.
Paciência: Primordial, principalmente pra quem tem preguiça de depurar consultas 🙂
Se você ainda vai fazer as provas da linha SQL Server 2008, boa prova e principalmente, o mais importante, bons estudos!
Dicas de Estudo
Além do Training Kit (é claro) do exame, poderia compilar vários links interessantes e de profissionais que trabalham com SQL Server.
Dessa lista, uma que me ajudou bastante foi o simulado que o Gustavo Maia montou. Questões realmente fantásticas. Recomendo fortemente.
E é isso. Agora vamos estudar pra 70-450 e aperfeiçoar o conteúdo obtido estudando o 70-432 (que é muita coisa por sinal).
Pouco tempo mas muita vontade. E muita coisa pra aprender e revisar.
[]’